Cerca de 72% dos mato-grossenses estão imunizados contra a Covid-19. O estado tem 38 municípios em que mais de 80% da população foi vacinada. Mas 128 cidades ainda não conseguiram atingir 50% de cobertura vacinal. Aproximadamente 13% dos que tomaram a primeira dose, ainda não voltaram aos postos para a segunda. Já a dose de reforço foi aplicada em 434 mil mato-grossenses.
“Todos nós da população que passou por internação por Covid, quem não tomou nenhuma dose da vacina, a mortalidade entre esse público representou quase 25% das pessoas. E para aqueles que fizeram as duas doses da vacina hoje nós temos uma mortalidade menor que 0,5%. Nada para justificar do que os próprios números da importância da vacinação para a pessoa que desenvolve uma situação mais grave bem como para a comunidade. As altas coberturas para reduzir a circulação do vírus na comunidade”, defende o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde do estado, Juliano Melo, ao fazer um chamado à população diante de dados que revelam a importância da vacinação.
A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, explica que a vacinação é importante no atual contexto da pandemia. “A variante veio também para nos ensinar que ainda precisamos nos proteger. A nova variante veio em um momento que a maior parte de nós brasileiros já estávamos relaxando, deixando as máscaras e aglomerando. A pandemia não acabou, precisamos estar alertas e ser prudentes”, conclui.
O estado aplicou, até agora, mais de 5,2 milhões dos imunizantes contra Covid-19, sendo que cerca de 2,6 milhões vacinas de primeira dose. Os dados são do Ministério da Saúde. A vacina está disponível em todo o estado para jovens e adultos a partir de 12 anos. Crianças a partir de 5 anos também podem ser vacinadas. É preciso conferir o calendário de cada município . O reforço é para quem tem mais de 18 anos e já tomou a segunda dose ou dose única há quatro meses.
Para estimular a população a completar o ciclo vacinal, o Ministério da Saúde promove ações de imunização em massa. A estratégia de oferecer a terceira dose funciona como um auxílio para manter os anticorpos em níveis suficientes para combater a Covid-19.
Além da vacina, a orientação é manter com os cuidados sanitários como usar máscara e álcool gel, manter o distanciamento mínimo necessário e os ambientes ventilados.
Fonte: Brasil 61