terça-feira, julho 23, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Mortes no Ceará: estado é segundo governado pelo PT no Nordeste a enfrentar crise de segurança

    Após o assassinato de 12 pessoas em menos de 24 horas no Ceará — em dois ataques a tiros em Fortaleza e uma chacina no interior –, o governador do estado, o petista Elmano de Freitas, atribuiu o aumento da violência a uma reação das facções criminosas às ações de combate à criminalidade no estado.

    “Isso ocorre na sequência da intensificação do combate ao crime que temos realizado e do anúncio de novas e mais duras medidas de enfrentamento às organizações criminosas”, afirmou o governador em vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado (22).

    Elmano de Freitas contou que entrou em contato com o ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, e que cogita acionar o governo federal. “Se necessário, não hesitarei em solicitar reforço de apoio federal nessa missão. Inclusive liguei há pouco para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, relatando a situação”, disse.

    Tiros em campo de futebol
    Na noite de sexta-feira (21), nove crianças e adolescentes, com idades de 8 a 16 anos, foram baleados durante um ataque a tiros em um campo de futebol no Bairro Barroso, em Fortaleza.

    Uma criança de 10 anos e uma mulher de 48 anos morreram na hora. Oito feridos foram socorridos, sendo três meninas, de 11, 13 e 16 anos; e cinco meninos, de 8, 9, 10, 15 e 16 anos,

    De acordo com depoimentos, os criminosos chegaram em dois veículos e atiraram contra as pessoas que estavam na arquibancada.

    Dois suspeitos de envolvimento no ataque foram presos.

    Ataque em pizzaria
    Na mesma noite, um ataque a uma pizzaria no Bairro Mondubim, em Fortaleza, provocou a morte de um entregador, de 23 anos, e de um cliente, de 30 anos.

    As câmaras de segurança do local registraram a ação dos criminosos. Eles chegaram em três motocicletas e atiraram. O alvo, segundo testemunhas, seria o entregador, que trabalhava prestando serviços como terceirizado para a pizzaria e outros estabelecimentos.

    Chacina no interior
    Na madrugada de quinta-feira (20), na cidade de Viçosa do Ceará, nove pessoas foram baleadas durante um ataque a tiros. Sete vítimas morreram na hora, uma morreu no hospital na sexta-feira (21) e uma mulher está internada em estado grave.

    O tiroteio ocorreu em uma praça. A Secretaria da Segurança afirmou que a chacina foi motivada por conflito entre facções que disputam território de venda de drogas.

    Três pessoas foram detidas em flagrante, ainda na quinta-feira (20), por envolvimento com o tráfico de drogas na região. Mas, segundo a polícia, não há confirmação sobre o envolvimentos dos presos com as mortes.

    Violência no Nordeste
    O Ceará é o segundo estado governado pelo PT no Nordeste a enfrentar uma crise de violência durante o governo Lula. Desde 2023, a Bahia registra números crescentes de mortes violentas.

    De acordo com o Atlas da Violência, divulgado na última terça-feira (18) e realizado por Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública a partir de dados de 2022, 19 dos 30 municípios com maiores taxas de homicídio estão na região Nordeste, sendo 12 cidades baianas e 2 cearenses.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL