O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que os agricultores do país colham 288 milhões de toneladas de grãos em 2023. Caso a projeção se confirme, será a maior safra da história do Brasil.
A estimativa aparece no primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola para a colheita de 2023. O histórico do IBGE tem início em 1975. Os dados sobre a previsão da maior safra da história foram divulgados na quarta-feira 9.
De acordo com o instituto, a produção prevista para o próximo ano representa um crescimento de 25 milhões de toneladas sobre 2022. Desse modo, o aumento ficará próximo de 10%.
Entre os fatores para o bom resultado, o crescimento de quase 20% da safra de soja, carro-chefe do agronegócio brasileiro. Pela estimativa, os agricultores do país produzirão cerca de 140 milhões de toneladas desse grão em 2023.
Conforme as informações do IBGE, o grande impulso para a maior safra de grãos da história vem de ganhos de eficiência. A área plantada no Brasil ficou praticamente estável: cerca de 51 milhões de hectares.
Ao mesmo tempo, a produtividade teve o incremento médio de 15%. Segundo a estimativa oficial, a colheita por hectare deve ter um incremento de 500 quilogramas e chegar a 3,7 toneladas.
Redação com Revista Oeste/ Por Artur Piva