quarta-feira, abril 17, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Jogo da Barganha| O Caminho para aprovar a PEC da “gastança”

    Uma declaração de Ciro Nogueira chefe do PP, um dos principais partidos do Central, ao declarar que não vai se aliar a Lula movimentou, ontem(5), os bastidores do Congresso Nacional .

    Essa afirmação de Ciro Nogueira , teve grande repercussão aqui em Brasília porque o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que é do PP , busca a reeleição exatamente com apoio do PT.

    Na semana passada, Arthur Lira se reuniu com o presidente eleito e, praticamente selou acordo com Lula para pleitear o seu segundo mandato como presidente da Câmara dos Deputados.

    Ciro Nogueira que é Chefe da Casa Civil e foi um dos coordenadores da campanha de Bolsonaro , disse que não vai se aliar a Lula e tampouco comparecerá `a posse de Lula. O ministro deixou claro  que planeja ser um dos coordenadores da campanha de Jair Bolsonaro  em 2026. Não sabemos até quando Ciro Nogueira vai resistir as tentações do PT.

    E o presidente eleito Lula, disse,  em jantar, acreditem os senhores, com Gilmar Mendes e com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, ocorrido na casa da senadora Kátia Abreu(PP-TO), que o senador Eleito pelo o Maranhão, Flávio Dino(PSB) está garantido como Ministro da Justiça e o ex-ministro do TCU José Múcio Monteiro será o Ministro da Defesa.

    Antes de assumir à Presidência da República, Lula, já entra no jogo da barganha. Esse jogo é muito fácil de ser decifrado. Para aprovar a PEC da Transição no Senado e na Câmara, dá carta branca ao futuro governo petista para gastar R$ 200 bilhões acima do teto de gastos. O presidente eleito Lula entrou no jogo da “barganha” do toma-lá-dá-cá , que passa pela negociação de cargos.

    Líderes do Congresso de partidos que não apoiaram Lula condicionaram a aprovação do texto à ocupação de ministérios e vagas regionais, além da manutenção do “orçamento secreto” e do apoio à reeleição de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco ao comando da Câmara e do Senado, respectivamente.

    Edmar Soares |Agência Voz

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    CÂMARA -CUIABÁ - BALANÇO 2023

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL