O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, nessa quarta-feira (16/10), de chuvas intensas, tempestades, vento intenso na parte central do país. O aviso ainda aponta para uma possível queda de energia em dois estados. Os volumes de chuva podem ultrapassar 80 milímetros durante a semana.
As áreas mais afetadas por chuvas intensas estão localizadas em Goiás, Mato Grosso, metade de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, sob alerta de perigo potencial, com chuva entre 20 mm e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos.
Em virtude das chuvas, a região norte do Mato Grosso e a parte leste de Rondônia têm risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso do Inmet de chuvas intensas para essa região está no nível laranja, com grau de severidade em perigo.
Esse aviso do Inmet é válido até as 10 horas desta quinta-feira (17/10). Mas a previsão é de que, até 21 de outubro, a região Norte apresente áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade, que deverão provocar pancadas de chuva no noroeste e sudeste do Amazonas e no sul do Pará.
Na Região Nordeste, pancadas de chuva e trovoadas devem afetar o oeste da Bahia e o sul do Tocantins. Enquanto isso, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas também deverão ocorrer até quinta-feira (17/10), especialmente em Mato Grosso.
A partir de sábado (19/10), as chuvas se intensificarão em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo, com previsão de pancadas e acumulações acima de 80 mm. No Sul, a partir de quinta-feira (17/10), as regiões devem apresentar estabilidade após as tempestades.