O incêndio de grandes proporções que atingiu casas e áreas rurais no Vale das Águas Claras, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, está controlado nesta terça-feira (24), segundo a Defesa Civil. O fogo teve início na manhã de domingo (22) e avançava para a serra da Gleba do Monjolo, por causa dos ventos fortes.
Segundo o chefe da Defesa Civil do município, Robson Luís Barbosa, o fogo está controlado, mas não extinto. Com o fogo controlado, moradores da comunidade que tinham evacuado a região, retornaram às suas casas.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, mais de oito quilômetros foram consumidos pelo fogo desde domingo (22), no Vale das Águas Claras. Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadas autônomas da região ajudam no combate às chamas.
Outras regiões atingidas
Outra região que enfrenta a presença de incêndios é a de Monjolo, também em Chapada dos Guimarães. Nesta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros anunciou um posto de comando para reforçar o combate ao incêndio florestal.
O incêndio teria começado no sábado (21), na MT-020, e avançou para a região do Monjolo, devido às condições climáticas.
Segundo o tenente-coronel Rafael Marcondes, ao todo, sete equipes atuam em campo, com apoio de um avião, dois caminhões-pipa e cinco caminhonetes para o deslocamento rápido dos militares. A Prefeitura de Chapada dos Guimarães e proprietários rurais também auxiliam no combate às chamas.
“Estamos no momento mais crítico do período proibitivo, com umidade do ar baixíssima e altas temperaturas, por isso as chamas estão se propagando rapidamente, mas nossos militares estão em campo para conter o avanço do fogo”, explica.