O governo federal anunciou a criação de 3 novos campi de institutos federais (IFs) de educação, ciência e tecnologia, em Mato Grosso, nesta terça-feira (3). A unidades serão instaladas em Água Boa, Colniza e Canarana, conforme anúncio feito no perfil oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas redes sociais.
Ao todo, serão criados 100 novos campi. O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto, em cerimônia com a presença do presidente Lula. (veja os campi por região abaixo)
Norte: 12 campi
Nordeste: 38 campi
Centro-Oeste: 10 campi
Sudeste: 27 campi
Sul: 13 campi
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que a expansão das unidades criará 140 mil novas vagas para alunos no país, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
IFs em MT
Mato Grosso já conta com 19 campi, distribuídos em 17 municípios e um distrito, sendo eles:
Alta Floresta
Barra do Garças
Cáceres
Campo Novo do Parecis
Confresa
Cuiabá
Juína
Pontes e Lacerda
Primavera do Leste
Rondonópolis
São Vicente (distrito)
Sorriso
Várzea Grande
Diamantino
Lucas do Rio verde
Tangará da Serra
Sinop
Guarantã do Norte
Investimento em educação
As instituições de educação profissional e tecnológica (EPT) oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional, técnicos e de graduação e pós-graduação.
O aumento do número de campi e de matrículas nos institutos federais é defendido por Lula desde o começo do terceiro mandato. O investimento nas novas unidades faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
💲 Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão investidos R$ 3,9 bilhões nos próximos anos. Os recursos também serão utilizados em melhorias nos demais institutos.
Os institutos integram a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, criada em 2008. As instituições foram criadas a partir das antigas escolas técnicas.