Um avião da Companhia Azul foi impedido de pousar, nessa quarta-feira (11), no aeroporto de Sinop, a 242 km de Cuiabá, por causa da fumaça que encobre o céu do município. A aeronave vinha de São Paulo e precisou retornar ao destino de origem.
Conforme nota enviada pela Azul, os clientes afetados receberam assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e foram reacomodados em voos extras.
Em nota, a companhia também lamentou o ocorrido e reforçou que “ações como essa são necessárias para garantir a segurança das operações”.
Pouso forçado
No dia 2 deste mês, um avião fretado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para buscar o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), em uma fazenda de Conquista D’Oeste, a 571 km de Cuiabá, fez um pouso forçado por causa do calor extremo no estado. Ninguém ficou ferido.
Em nota, a assessoria do deputado informou que, devido ao calor intenso, a aeronave apresentou flutuação no momento do pouso. Por isso, considerando a presença de fios na cabeceira oposta da pista, o piloto optou por uma frenagem brusca e recolhimento do trem de pouso, resultando em um pouso rápido.