Falta “kit intubação” e 1ªdose suspensa em 6 capitais

Falta “kit intubação” e 1ªdose suspensa em 6 capitais

O Ministério da Saúde está com dificuldade de reabastecer o “kit intubação”, que está praticamente zerado no país. Nota técnica da pasta do dia 12 mostra que o governo tentou comprar doses para seis meses, mas só conseguiu 17% do planejado. O estoque federal de um dos dez remédios do kit acabou, e os de outros nove estão quase no fim.

Os Estados, municípios e hospitais são responsáveis pela compra, mas, em caso de risco de desabastecimento nacional, o ministério tem o papel de facilitar. A pasta vem recebendo alertas a respeito há mais de um mês. Esses remédios garantem que o paciente seja intubado sem sentir dor e sem tentar arrancar o tubo em reação involuntária.

Então… No Estado de São Paulo, mais de 60% dos serviços municipais estão com os estoques zerados.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Maluf, afirmou que atualmente falta ‘kit intubação’ em todos os hospitais regionais do estado de Mato Grosso e que a Corte de Contas irá investigar a razão. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) nega.

Os hospitais privados do país também não escapam. A Associação Nacional de Hospitais Privados estima que cerca de 30% têm estoque para apenas cinco dias ou menos.

E esse não é o único problema. O número de capitais com 1ª dose da vacina suspensa subiu de três para seis. Florianópolis, Goiânia e Maceió se juntaram a João Pessoa, Rio Branco e Salvador.

Redação com Meio

Talvez você também goste

Destaques

Colapso na Saúde : Alta ocupação de leitos após um ano de pandemia

Após um ano dos primeiros casos confirmados de Covid-19 no Brasil, o País enfrenta o pior momento da pandemia. É isso que apontam dados fundamentais para compreender o contexto atual,

RONDONÓPOLIS

Policiais civis cumprem mandados contra suspeito de roubos em Rondonópolis

Equipes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis (210 km ao sul de Cuiabá) prenderam na tarde desta segunda-feira (13.04) um homem de 23 anos suspeito pela prática

Notícias 0 Comentários

BOLSONARO AVANÇA SOBRE BASE ELEITORAL DO PT E PODE VENCER NO 1º TURNO

Agora são duas: divulgado ontem à noite, o Datafolha confirmou a tendência enxergada pelo Ibope de que Haddad estagnou e Bolsonaro deu largos passos à frente, se distanciando. O ex-capitão