Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024 têm até esta terça-feira (27) para realizar a inscrição. O procedimento é gratuito e deve ser feito pelo portal Acesso Único. Ao todo, a edição conta com a oferta de 70 mil vagas em mais de mil instituições privadas.
Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter feito uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das provas igual ou superior a 450 pontos, bem como não ter zerado a redação. O candidato também deve comprovar renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.236).
Todas as instituições e opções de vagas disponíveis podem ser consultadas no portal. Para conferir, basta clicar no botão “Consultar oferta de vagas”, página que exibirá as ofertas disponíveis por estado, município, nome do curso e conceito no MEC. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher até três opções de curso em instituições privadas.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 9 de setembro e a complementação da inscrição por parte dos pré-selecionados ocorre de 10 a 12 do mesmo mês. Após essa etapa, o Ministério da Educação poderá realizar novas convocações por meio da lista de espera para preenchimento de vagas que eventualmente não tiverem sido ocupadas.
O que é o Fies?
O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) até 100% (bolsa integral) do curso, dependendo da renda familiar do estudante.
Neste ano, o programa contará com novas regras. Entre elas está a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo (R$ 706). Para esses estudantes, do chamado Fies Social, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Confira o cronograma do Fies para o primeiro semestre de 2024:
Inscrição: 22 a 27 de agosto
Resultado da pré-seleção: 9 de setembro
Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 10 a 12 de setembro
Convocações mediante lista de espera: 16 de setembro e 29 de outubro