A estudante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai) Lorena Barcelos, de 20 anos, irá participar da WorldSkills 2024, uma competição mundial de educação profissionalizante, que vai acontecer na cidade de Lyon, na França, entre os dias 10 a 15 de setembro.
A competição reúne os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul, que disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços.
Lorena disputará um título na categoria de Tecnologia de Veículos Pesados, que consiste em diagnosticar e resolver possíveis problemas em maquinários, já que esses veículos podem apresentar falhas no motor, sistema hidráulico, elétrico, entre outros.
A modalidade envolve a reparação e manutenção de grandes máquinas utilizadas em ambientes que incluem transporte, mineração, agricultura e silvicultura.
“Eu vou dar o meu melhor, porque quero representar o meu estado e todos que estiveram comigo nessa caminhada. Tá sendo uma alegria viver tudo isso, essa é uma experiência única. O conhecimento que eu adquiri, ninguém tira de mim”, relatou.
Neste ano, das 62 ocupações disponíveis no mundial, o Brasil está competindo em 56.