Rondonópolis (MT) – Uma foto do prefeito eleito Claudio Ferreira (PL), ao lado de quatro vereadores eleitos, da base da atual administração de Zé do Pátio — Vinicius Amoroso, Beto do Amendoim, Kaza Grande (PSB) e Welington Pereira (REDE) — foi publicada em suas redes sociais e gerou muitas discussões.
O fato é que, após as eleições, e com apenas sete parlamentares eleitos para a base da futura gestão, é preciso muito mais do que vontade para realizar um bom governo; é necessário comportar-se como um estadista.
Ou seja, é fundamental deixar de lado as “picuinhas” ideológicas e puritanismo da campanha, e sair em busca de consenso entre os oponentes, para que haja adesão ao projeto a ser implementado. Embora, para alguns “novatos na política”, o discurso de campanha seja radical, na realidade, ele é apenas “ilusório” em alguns aspectos e não funciona na prática.
Em outras palavras, se alguém pretende ter governabilidade para construir um novo modelo, em algum momento precisará ceder e recuar quando necessário. Sem essas verdades estabelecidas, não haverá, em tese, uma governabilidade; e sem isso, o resultado será o fracasso. Portanto, aos mais radicais e puritanos que, em tudo, buscam estratégias mirabolantes, é importante entender que tudo isso não passa de uma “ilusão” de campanha politica para que, no futuro, possam ser realizadas as mudanças desejadas.
Resumindo, uma coisa é a campanha; outra coisa é a realidade, que podemos chamar de jogo político-social.