O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta quinta-feira (8/8), que o banco de espera para os candidatos que não conseguirem as vagas imediatas no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) compreenderá 13 mil classificados.
De acordo com a pasta, será formado um “Banco de Candidatos” para cada um dos oito blocos temáticos, no qual terá o dobro do número de vagas imediatas por bloco.
O Concurso Nacional Unificado, apelidado de “Enem dos Concursos”, ocorrerá em 18 de agosto em todo o país, após ter sido adiado em decorrência dos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul.
No total, serão ofertadas 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal. O MGI registrou 2,1 milhões de inscritos para a primeira edição do CNU.
Confira a distribuição das vagas por bloco temático:
- Bloco 1 – Administração e Finanças Públicas (727 vagas)
- Bloco 2 – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (597 vagas)
- Bloco 3 – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (530 vagas)
- Bloco 4 – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (971 vagas)
- Bloco 5 – Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1.016 vagas)
- Bloco 6 – Trabalho e Previdência (359 vagas)
- Bloco 7 – Dados, Tecnologia e Informação (1.748 vagas)
- Bloco 8 – Nível Intermediário (692 vagas)
Lista de espera do CNU
O governo federal estabeleceu que serão considerados classificados nas vagas imediatas aqueles que, após a soma das notas nas provas objetivas, discursivas e nas provas de títulos, estiverem classificados até o limite de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático, com notas mais altas conforme o cargo e especialidade.
Segundo o MGI, no Bloco 7, por exemplo, serão convocados 1.748 aprovados para as vagas imediatas e outros 3.496 ficarão classificados no Banco de Candidatos.
Contudo, os candidatos que não tiverem nota suficiente para passar, por exemplo, na primeira opção de cargo, sinalizada no momento da inscrição, poderá atingir a nota mínima para entrar no segundo cargo prioritário, mas ainda segue no banco de candidatos para a primeira opção e tem chance de ser chamado, posteriormente (mesmo que assuma o cargo que foi sua segunda opção).
Cronograma do “Enem dos Concursos”
Inicialmente, as provas do concurso seriam aplicadas em 5 de maio. Contudo, o governo Lula (PT) decidiu adiar o CNU em decorrência dos impactos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
- Publicação do cronograma completo: 4 de julho;
- Pedido de reembolso para aqueles que não podem ou não querem mais realizar o CNU na nova data: 5 a 7 de julho;
- Abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local de prova: 5 a 7 de julho;
- Acesso aos cartões de confirmação: 7 de agosto;
- Provas objetivas e discursiva: 18 de agosto;
- Divulgação dos cadernos de provas: às 20h de 18 de agosto;
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto;
- Divulgação dos resultados finais: 21 de novembro;
- Início da convocação de aprovados para posse: janeiro de 2025.