sexta-feira, julho 12, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Dólar fecha em alta, a R$ 5,42, à espera da decisão do Copom sobre Selic

    O dólar fechou em alta de 0,73% nesta segunda-feira (17/6), a R$ 5,4214, enquanto o mercado espera a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na quarta-feira (19/6), e ainda repercutindo os desafios do risco fiscal evidenciados na semana passada por declarações do governo Lula sobre corte de gastos e aumento de arrecadação.

    Além disso, a manutenção dos juros nos Estados Unidos, anunciada na semana passada, mantém pressão na taxa de câmbio, segundo analistas.

    “A subida do dólar está sendo impulsionada pela combinação de fatores locais e externos. No local, persiste uma grande aversão ao risco por conta da expectativa que o mercado tem por alguma sinalização do governo sobre corte de gastos, o que ainda não aconteceu”, analisa Cristiane Quartaroli, economista-chefe do Ouribank.

    Além disso, as opiniões estão divididas sobre a decisão do BC, que começa a reunião nesta terça-feira (18/6) e anuncia a nova taxa básica de juros, a Selic, no dia seguinte. “Isso tem trazido aversão a risco”, diz a economista.

    No cenário externo, a percepção de que os Estados Unidos manterão juros altos por mais tempo, consolidada pelo comunicado do Federal Reserve (FED), o banco central norte-americano, “continua contribuindo para pressionar o mercado de câmbio”.

    Juros altos nos EUA significam que os investidores manterão os recursos lá, em vez de apostar em economias em desenvolvimento, como o Brasil. Menos dólares no país pressionam o câmbio para cima, como ocorreu nesta segunda-feira.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    Jornalismo Morreu ou foi assassinado ?

    BRASIL