quarta-feira, maio 22, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    DNIT altera caminho da BR-242 para a pedidos de povos originários do Xingu

    Após solicitação de povos originários do Xingu, no Mato Grosso (MT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) acatou uma alteração da proposta de traçado da rodovia BR-242 que passava próximo ao Território Indígena. No planejamento inicial do DNIT estava prevista a derrubada de 40 Km de área florestal. Xinguanos propuseram uma alternativa para evitar o desmatamento..

    Na proposta inicial, a ligação entre os municípios de Gaúcha do Norte e Querência se dava diretamente, passando por regiões onde há a nascente do Rio Xingu. Em um novo desenho, haveria um contorno ao Parque do Xingu, passando pela cidade de Canarana. As informações são do Instituto Socioambiental.

    Outras reivindicações

    Em outro trecho projetado para a BR-242, indígenas solicitam que o sítio arqueológico Kamukuwaká, sagrado aos povos da região e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), seja poupado.

    Nesta situação, seria essencial inaugurar uma nova extensão de estrada em uma área de floresta preservada e erguer uma ponte sobre o Rio Batovi.

    Os xinguanos pleiteavam: ajustar o percurso proposto pelo DNIT, utilizando estradas e pontes já estabelecidas na área, desviando em 12 Km do precioso patrimônio histórico.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    ALMT|VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

    FESTA DAS NAÇÕES 2024

    BRASIL