DISPAROS EM MASSA: CUIABÁ, SINOP E RONDONÓPOLIS LIDERAM   DENÚNCIAS EM MT

DISPAROS EM MASSA: CUIABÁ, SINOP E RONDONÓPOLIS LIDERAM DENÚNCIAS EM MT

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, os dados detalhados dos disparos em massa no Whatsapp, com dados por município, estado e alguns detalhes do tipo de mensagem. Acesse nesta planilha.

As denúncias de disparos de mensagens em massa por meio do WhatsApp, durante as eleições municipais. Pela primeira vez, nas eleições deste ano, o disparo de mensagens em massa foi expressamente proibido pela Justiça Eleitoral na norma sobre propaganda eleitoral. Os termos de uso do WhatsApp também não permitem a prática. 

CUIABÁ,SINOP E RONDONÓPOLIS COM MAIOR OCORRÊNCIA EM MT

Dos 141 municipios de MT, em 23 deles foram dectados disparos em massa, sendo que 224 denúncias estão sendo apuradas e os municipios de Cuiabá, Sinop e Rondonópolis foram os que mais disparos foram denunciados.

Municípios de Mato Grosso   Disparos em massa
CUIABÁ 74
SINOP 43
RONDONÓPOLIS 23
LUCAS DO RIO VERDE 15
ALTO ARAGUAIA, COLÍDER, NOVA MUTUM 8
ALTO PARAGUAI, PRIMAVERA DO LESTE 7
BARRA DO BUGRES, SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA 4
CÁCERES,SORRISO 3
ÁGUA BOA, CAMPO VERDE, NSª DO LIVRAMENTO, NOVA CANAÃ DO NORTE, PONTES E LACERDA, TANGARÁ DA SERRA, VÁRZEA GRANDE 2
ALTO TAQUARI, DOM AQUINO, PARANATINGA   1

**dados fornecidos pelo TSE

ROBÔS E MENSAGENS DE ÓDIO

As mensagens do tipo em geral são impessoais e costumam trazer conteúdos alarmistas e acusatórios. A Justiça Eleitoral incentivou que o eleitor fizesse a denúncia ao receber mensagens suspeitas provenientes, por exemplo, de contatos desconhecidos ou de vários grupos ao mesmo tempo.

O uso de robôs e contas falsas para promover artificialmente campanhas de ódio contra candidatos e instituições.

O próprio WhatsApp se comprometeu, junto ao TSE, a investigar as denúncias e inativar contas suspeitas, encaminhando as informações pertinentes às autoridades. Segundo a plataforma, trata-se de “iniciativa inédita no mundo”.

Tais comportamentos são “muitas vezes provenientes de verdadeiras milícias digitais, organizadas hierarquicamente, com financiamento privado e atuação concertada para a difusão de mentiras e ataques às instituições”, disse o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

Redação

Fontes: Agência Brasil-Fique Sabendo e TSE

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Brasil

Distanciamento social radical pode ser o mais prejudicial

Um dos indicativos importantes é que o distanciamento social radical, se realizado uma única vez e por um período relativamente curto, talvez traga resultados piores, porque ele acaba “reservando” uma grande população

RONDONÓPOLIS 0 Comentários

Músicos querem mudanças na Lei do Silêncio em Rondonópolis

Um grupo de músicos de Rondonópolis esteve na Câmara Municipal de Vereadores, na Sessão Ordinária realizada quarta-feira (17), para pedir apoio dos parlamentares e também a realização de uma Audiência

Polícia

Foragido de Rondônia é preso em Comodoro após apresentar boletim de extravio de documento

Um homem considerado foragido da Justiça de Rondônia teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil de Comodoro (644 km a oeste de Cuiabá), na segunda-feira (14.12). O suspeito,