Direitos do paciente: MP aconselha que a seringa de vacina seja mostrada antes e depois de aplicação

Direitos do paciente: MP aconselha que a seringa de vacina seja mostrada antes e depois de aplicação

As pessoas que forem tomar a vacina poderão pedir para ver a seringa instante antes da aplicação e depois

O paciente tem direito a pedir para olhar o frasco da vacina e a seringa antes e depois da aplicação:

“Idosos têm direito a estarem acompanhados. O procedimento correto é o próprio profissional de enfermagem mostrar a seringa antes, durante e depois. Mostrando que a seringa vai ser aberta etc. Tem toda uma norma técnica, um protocolo que deve ser seguido”.

É importante saber que os idosos têm direito a um acompanhante na hora da imunização. A presidente da Sociedade de Infectologia do Rio de Janeiro, Tânia Vergara, aconselha que o idoso e seu acompanhante prestem atenção no ato da vacinação.

“O recomendado é ficar de olho em todo o processo: desde a retirada da dose do frasco até a aplicação”, orienta a especialista.

Atenção ao processo: Sempre que possível e evitando aglomerações, ficar atento a todo o processo de vacinação.

Conteúdo da seringa: Pedir para ver a seringa antes e após a aplicação; Verificar se o frasco com a dose aplicada está vazio.

Número do lote: Conferir se o número do lote que consta no comprovante de vacinação é o mesmo que é informado no frasco.

Registrar com celular: Filmar e fotografar o ato da vacinação, se necessário.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT)  sugeriu a definição de protocolos de transparência na aplicação das vacinas contra a covid-19. 

A sugestão do órgão de controle é para que o usuário possa verificar a entrada e saída do imunizante, com a dose em seu interior antes da aplicação e vazia após sua inserção.

Assim, todas as pessoas que forem tomar a vacina poderão pedir para ver a seringa instante antes da aplicação e em seguida, tão logo o aplicador injete o líquido, a seringa vazia.

Nesta quarta-feira (24), família de um idoso denunciou que o aplicador na Central de Vacina, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, pode não ter injetado a vacina nele. 

Redação

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Mato Grosso

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado na própria casa

Uma mulher foi espancada pelo marido em Rondonópolis (214 km ao Sul de Cuiabá) após um desentendimento. O agressor, segundo relato do Boletim de Ocorrência, teria dado socos na boca

Notícias

INCÊNDIO ATINGE ATACADÃO EM CAMPO GRANDE MS

Incêndio atinge o estoque de álcool do Supermercado Atacadão, da Avenida Duque de Caxias, próximo ao Aeroporto de Campo Grande. Viaturas do Corpo de Bombeiros estão tentando combater as chamas

Notícias

Rondonópolis tem o melhor saneamento do Centro-Oeste

De acordo com o Ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), bem à frente de algumas Capitais, Rondonópolis é a única cidade de grande porte do Centro-Oeste