O deputado Federal Abílio Brunini (PL) esteve na última segunda-feira (29) em Rondonópolis e na oportunidade fiscalizou unidades de educação no município, uma vez que, recebem recursos federal. Junto ao deputado estavam os vereadores Paulo Schu (DC) e Kalynka Meirelles (Republicanos).
Os vereadores vem recebendo diversas denúncias entre elas a falta de material de expediente, que vão desde resma de papel, tonner, lápis de cor para as crianças, além de alguns itens da merenda escolar, a falta de fraldas em creches e a racionalização dos uniformes.
Em uma das unidades os vereadores e deputado foram impedidos de entrar inicialmente, a polícia teve que ser acionada. Na unidade o vereador Paulo recebeu a denúncia de que todos os pais estavam comprando fraldas para as crianças, pois a unidade não oferecia.
“Esse é o nosso papel e nós vamos fiscalizar, queremos contribuir com a educação do município, não entendo quando somos recebidos como inimigos. Faltavam as fraldas na unidade e vimos que a denúncia era real.
A vereadora Kalynka destaca que todas as unidades visitadas não tinham a quantidade necessária de material de expediente e limpeza necessários para o funcionamento. “Já apresentei um requerimento pedindo informações sobre licitações e a distribuição desses materiais, faltar até papel
higiênico em unidades e em outras água sanitária, saco de lixo, tonner, racionalizar resmas de papel em uma cidade com orçamento bilionário é falta de gestão”.
O deputado ressalta que onde tem recurso federal tem feito o trabalho de fiscalização. “A Educação não é pauta da direita ou da esquerda e sim de todos nós. Somos parceiros dos profissionais da Eduacacão e também dos pais e por isso vamos cobrar por melhorias que refletem na qualidade do ensino”.
Operação educação/TCE- MT.
No final de abril, auditores e técnicos do Tribunal de conta de Mato Grosso, visitaram seis unidades de Rondonópolis e apontaram melhorias que precisam ser realizadas nas escolas.