De olho no rótulo: Substâncias presentes em cosméticos podem causar alergias

De olho no rótulo: Substâncias presentes em cosméticos podem causar alergias

O consumidor deve ficar atento à composição dos produtos para evitar danos à pele

Uma das substâncias mais comuns no segmento de cosméticos são o parabenos, pelo fato de serem conservantes (possuem atividade antibacteriana e antifúgica) eles são eficazes em muitas fórmulas, por isso são utilizados para eliminar micro-organismos. Sua composição pode ser encontrada em shampoos, hidratantes, cremes para barbear, lubrificantes, maquiagens, lenços umedecidos, entre outros itens. E, ainda, são também utilizados como conservantes em alguns produtos alimentares.

O médico dermatologista, Luciano Morgado, explica que o consumidor deve ficar atento à embalagem do produto, observando sempre a sua composição. “Normalmente vem descrito como parabeno ou paraben. Também é comum conter um prefixo, como butilparabeno e metilparabeno. Quando não há, o rótulo informa que o produto é parabeno free”, salienta.

Entre os possíveis efeitos adversos da utilização dos produtos que contêm esta substância, está a possibilidade de ocorrer reações alérgicas. “Tal substância pode desencadear alergias, irritações e sensibilizações cutâneas. Um número maior de pessoas, ao utilizar estes produtos, pode apresentar dermatite de contato, caracterizada por áreas de vermelhidão e coceira na pele”, esclarece a dermatologista.

Em casos específicos, mediante a utilização em maiores concentrações de parabenos e com o uso prolongado, podem ser tóxicos para as células, favorecendo o envelhecimento, inibindo a formação de colágeno, além de estarem relacionados ao câncer de mama. “Ainda há pesquisas em andamento para comprovar com maior precisão a relação com o câncer de mama. Porém, de qualquer forma, é importante evitar produtos com essa composição”, completa o médico.

Corpo Clínico

Dra. Ana Regina Franchi Trávolo – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e fellow em Dermatologia e Laser pelo Hospital Ramon Cajal, na Espanha.

Dr. Luciano Ferreira Morgado – Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); membro titular da SBD; membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD; membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia; membro da International Association of Aesthetic Medicine; pós-graduado em Cirurgia Dermatológica, Laser e Dermatologia Estética pela FM-ABC São Paulo; graduado em Medicina pela UnB e mestre em Terapia Fotodinâmica com Nanotecnologia pela Universidade de Brasília.

Serviço:

Monte Parnaso – Cuidados à flor da pele

Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Clínica 9, 1° subsolo.

Contato: (61) 3263-0833 / 3263-0834

www.monteparnaso.com.br

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Principal Destaques

Dupla é detida em flagrante e entrega que droga apreendida é de organização criminosa

Policiais militares do 11º BPM de Sinop (a 500 km de Cuiabá) prenderam na noite desta segunda-feira (31.08) dois homens por tráfico de droga, no bairro Jardim das Oliveiras. Os

Notícias

Ministério da Economia abre 350 vagas na área de TI

Por Rodolfo Milone Segundo informações do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, o Ministério da Economia abriu um processo seletivo simplificado, que

Destaques

IPTU – PRAZO PARA PAGAMENTO DA PARCELA ÚNICA COM 20% DE DESCONTO É DIA 08 DE MAIO

Contribuintes de Rondonópolis têm até 08 de maio para pagar a cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que dá direito ao desconto de 20%. Essa também é

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta