quarta-feira, maio 22, 2024
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    CCJ do Senado aprova em 1ª votação cota de 30% para negros em concurso

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (24/4), o projeto de lei (PL) que prorroga por 10 anos as cotas para negros, indígenas e quilombolas em concursos públicos federais. O texto também aumenta a reserva de vagas de 20% para 30%.

    Como o projeto aprovado é um substitutivo, ou seja, um texto diferente do original, ele precisa ser votado uma segunda vez, no chamado turno suplementar.

    Na primeira votação, o placar foi de 16 votos favoráveis e 10 contrários. Como o projeto é terminativo, se aprovado na segunda votação, ele segue direto para análise da Câmara dos Deputados, e não precisa passar pelo plenário do Senado.

    A reserva de vagas será aplicada, de acordo com o texto, sempre que as vagas disponíveis forem iguais ou superiores a duas.

    A legislação atual prevê a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos de cargos efetivos e empregos públicos na administração pública federal, nas autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    ALMT|VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

    FESTA DAS NAÇÕES 2024

    BRASIL