Por Artur Piva
Entre janeiro e outubro de 2022, o Brasil faturou US$ 8,6 bilhões com exportações de carne de frango. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), esse faturamento é 30% maior que em igual período no ano anterior. Além disso, a receita de 2022 já superou em 7% a de 2021, que fechou em US$ 7,6 bilhões.
Até o momento, a quantidade de carne de frango embarcada em 2022 bateu pouco mais de 4 milhões de toneladas. “A média mensal das exportações de carne de frango se mantém acima das 400 mil toneladas, em linha com as projeções da ABPA para o ano”, comentou Ricardo Santin, presidente da associação.
Ele acredita que o desempenho positivo mostra um quadro de manutenção da demanda do mercado internacional pelo produto de origem brasileira. Entre os principais destinos das exportações, a associação destacou os Emirados Árabes Unidos, (quase 375 mil toneladas), as Filipinas, (215 mil toneladas), a União Europeia, (cerca de 200 mil toneladas) e a Coreia do Sul (perto de 155 mil toneladas).-Publicidade-
A maior parte da produção da carne de frango do Brasil ocorre na Região Sul do país. O mais recente levantamento da ABPA mostra que os três Estados sulistas respondem por quase 65% de todos os abates nacionais.
Revista Oeste