A russa Amina Abakarova, campeã de xadrez, teve uma iniciativa, no mínimo, bizarra. Ela foi suspensa por ter envenenado com mercúrio as peças do tabuleiro, que seriam usadas pela adversária, Umayganat Osmanova, sua rival de infância.
Amina é acusada de tentativa de vingança, depois de ter sido insultada por Osmanova. Câmeras de segurança do local, em Makhachkala, no sul da Rússia, mostraram a enxadrista, de 43 anos, se aproximando da mesa em que o jogo entre ambas aconteceria. Ela manipulou as peças que seriam usadas pela adversária.
Ao se aproximar da mesa, Amina retira um frasco da bolsa e espalha o conteúdo sobre as peças e o tabuleiro. Logo que a partida teve início, Osmanova pediu atendimento médico por sentir náusea e tontura severas.
Sazhid Sazhidov, presidente da Federação de Cultura Física e Esportes da República do Daguestão, confirmou que a substância encontrada foi identificada como mercúrio. O diretor da Federação Russa de Xadrez, Alexander Tkachyov, por sua vez, declarou que a entidade considera punição vitalícia a Amina Abakarova.