Há pelo menos 15 propostas protocoladas na Câmara dos Deputados contra a apresentação erótica que foi exibida na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no dia 17 de outubro. Na ocasião, a historiadora e cantora Tertuliana Lustosa dançou em cima de uma mesa e levantou o vestido enquanto cantava frases como “educando com o c” e “dando aula na sua p**”.
A maioria das propostas são requerimentos de convocação do ministro da Educação, Camilo Santana, para que ele traga explicações sobre o ocorrido. Deputados de diferentes partidos buscam ouvir o que o ministro tem a dizer sobre a apresentação.
Entre os que protocolaram requerimentos neste sentido estão Tião Medeiros (PP-PR), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), Zucco (PL-RS), Delegado Caveira (PL-PA), entre outros.
Três projetos ainda pedem uma moção de repúdio à historiadora Tertuliana Lustosa. Um dos autores, Allan Garcês (PP-MA), justifica o pedido de repúdio defendendo o ambiente universitário, contra atuação “vulgar e ofensiva”.
– É intolerável que eventos desta natureza, ofensivos e obscenos, sejam incentivados e custeados com recursos públicos, em total desrespeito às pessoas que frequentam o ambiente universitário – diz parte do requerimento.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) apresentou três requerimentos sobre o assunto: um para que o ministro Camila Santana explique o ocorrido; outro para que o reitor da UFMA também preste esclarecimentos; e o outro para que a Procuradoria-Geral da República instaure um inquérito referente à apuração de eventuais crimes ocorridos naquele evento.