Brasil vai barrar viajantes de 6 países da África.

Brasil vai barrar viajantes de 6 países da África.

A ideia é evitar que se espalhe no Brasil uma nova variante da Covid-19 potencialmente mais transmissível, a ômicron

O Brasil decidiu nesta sexta-feira (26) proibir a entrada no Brasil de quem esteve, nos últimos 14 dias, em seis países africanos: África do Sul, Botsuana, Suazilândia (Eswatini), Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A ideia é evitar que se espalhe no Brasil uma nova variante da Covid-19 potencialmente mais transmissível, a B.1.1.529, batizada de ômicron pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

De acordo com Ciro Nogueira, a decisão foi tomada em conjunto pela Casa Civil e pelos ministérios de Infraestrutura, Saúde e Justiça e Segurança Pública.

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira”, disse Nogueira em rede social.

Questionada, a Anvisa informou que só vai se manifestar após a publicação das regras no “Diário Oficial”.

A lista de países incluídos no bloqueio é similar à divulgada pelo governo dos Estados Unidos na tarde desta sexta. A administração do presidente Joe Biden, no entanto, incluiu também os passageiros oriundos de Moçambique e do Malawi.

A portaria com a medida será publicada no sábado (27), segundo interlocutores, e passa a valer a partir de segunda-feira (29). As restrições haviam sido propostas, mais cedo, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que também defende a exigência do certificado de vacinação da Covid-19 a quem entra no Brasil pela fronteira terrestre e por voos internacionais.

Redação

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Mato Grosso

Deputado Claudinei assina ato que promulga PEC da Empaer

Os integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) formalizaram a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de n.º 10/2021, na manhã desta quarta-feira (7), com

Destaques

ELEIÇÃO ANTECIPADA PARA MESA DIRETORA EM RONDONÓPOLIS

Um projeto de antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rondonópolis será protocolado nesta terça-feira (20). As informações são de que existe maioria de 14 vereadores para

Política

DEM, PSB, MDB E PDT REAFIRMAM APOIO A THIAGO MUNIZ E IBRAHIM ZAHER

Na noite desta segunda-feira (07/09), o empresário e vereador Thiago Muniz (DEM), juntamente com Ibrahim Zaher (PSB) que formará a dobradinha na chapa majoritária para a disputa em Rondonópolis, concedeu