O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento para a consturção de 400 balsas e 15 empurradores para o transporte hidroviário de minérios de ferro e manganês pelos rios Paraná e Paraguai. O investimento total será de R$ 3,7 bilhões.
As embarcações serão construídas pela LHG Logísitica Ltda e devem ser entregues ao longo dos próximos quatro anos. Ao todo, seis estaleiros nacionais, localizados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, receberão as balsas e empurradoress.
Os R$ 3,7 bilhões virão de recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM).
De acordo com o BNDES, o investimento representa um incremento de 16% da frota nacional de transporte de carga para navegação interior (em rios, lagoas e canais) e pode gerar cerca de 5,5 mil empregos diretos e indiretos – a maior parte deles nas regiões Norte e Nordeste.
“Esta é uma operação que contribui para o desenvolvimento da produção nacional, gerando milhares de empregos com qualidade, impulsionando a descarbonização com um transporte mais limpo e reativando a indústria naval, que faz uma competição internacional difícil, com países como China e Singapura”, explica o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Impactos na exportação
A medida, segundo o BNDES, terá capacidade para dinamizar as exportações brasileiras.
O projeto permitirá a ampliação do escoamento na logística de minérios que são extraídos em Corumbá (MS) e carregados nas barcaças, atravessando 2.500 km pela hidrovia, cruzando o Paraguai, até chegar ao terminal marítimo de Nova Palmira, no Uruguai, onde são carregados em navios de longo curso.
A estimativa é de um aumento da capacidade de escoamento da extração de minério em, no mínimo, 5,9 milhões de toneladas por ano. Considerando o preço médio do produto atualmente, o banco calcula que serão adicionados cerca de R$ 4 bilhões às exportações brasileiras.