Em 2023, o Banco Central apresentou um resultado negativo de 114,152 bilhões de reais, um valor abaixo do prejuízo de 298,494 bilhões de reais registrado no ano anterior, de acordo com um relatório publicado pela autoridade monetária.
O ano resultou em um prejuízo de 123 bilhões de reais, demonstrando o impacto da valorização do câmbio no período em relação às reservas internacionais. Este prejuízo foi parcialmente aliviado pelos lucros obtidos com operações de derivativos cambiais (swaps). As operações que não estavam vinculadas ao câmbio apresentaram um saldo positivo de 8,848 bilhões de reais.
Segundo o BC, a “demonstração financeira” será apresentada para avaliação do Conselho Monetário Nacional em uma reunião programada para quinta-feira.
A lei estabelece que qualquer dano à autarquia deve ser compensado pelo Tesouro Nacional, após o uso das reservas e do patrimônio da instituição autárquica, respeitando o limite mínimo para o patrimônio líquido de 1,5% do total de ativos. As informações são da Reuters.