Novos relatos de pilotos que avistaram OVNIs (objetos voadores não identificados) nos céus do Brasil já estão disponíveis no Arquivo Nacional. Lá, os documentos, vídeos, fotografias, e relatos disponíveis são de domínio público, podendo ser acessado por qualquer brasileiro.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), todo material sobre fenômenos aéreos não identificados, que aconteceram entre 1952 e 2023, já foram disponibilizados pelo comando da aeronáutica ao Arquivo Nacional.
Áudios de pilotos que avistaram os objetos luminosos na região Sudeste e Norte tem repercutido na internet. Em uma das gravações. um piloto relata ter visto o OVNI por volta de 6h30 e fala que os seres acompanharam o voo por mais de uma hora no céu do Pará.
Um áudio de janeiro do ano passado revela que cinco objetos voadores acompanharam uma aeronave durante 40 minutos sob o litoral de São Paulo.
Na semana passada, o SBT News publicou uma matéria sobre a divulgação dos novos áudios, Em um dos relatos, um piloto diz que viu no céu de Santa Catarina “uma bola pequena” em velocidade “dez vezes maior” do que a de um avião comercial.
Outro relatou, com emoção, o que estava vendo pela janela do avião: “Estou vendo eles… tem um passando baixo cara. Está bonito. Pô, rapaz, estou arrepiado, meu irmão… Está pegando aí controle? Eles são baixos, é por isso que você perdeu. Tem dois altos aqui no alinhamento da pista e dois ou três voando baixo agora. Está bonito para caramba… os dois mais altos continuam mudando de cor.”
Em nota, a Força Aérea Brasileira reforçou que o Comando da Aeronáutica informa que não realiza estudos e análises acerca do tema, apenas cataloga as informações prestadas por terceiros e as remete, periodicamente, ao Arquivo Nacional.