domingo, maio 24, 2026
More

    Siga o Marreta Urgente

    Últimas Postagens

    Confusão: veja o que realmente aconteceu entre Cáritas e Prefeitura; Educação garante atendimento e desmonta alarde criado nas redes

    RONDONÓPOLIS (MT) – A confusão criada nas últimas horas sobre as matrículas de 2026 precisa ser esclarecida, no meio do barulho, muita gente acabou jogando responsabilidade onde não cabe. E, dessa forma com a versão da Prefeitura as coisas ficaram claras.

    A Prefeitura não inventou “absorver crianças” agora. Isso começou em 2014, muito antes da atual gestão. Em 2014, eram 1.100 crianças atendidas por convênios. Hoje são cerca de 450.

    Esse número não caiu por acaso: caiu porque o Município vem ampliando creches próprias e fortalecendo sua capacidade de atendimento. Ou seja: o processo é contínuo, planejado e conhecido pelos parceiros, incluindo a Cáritas.

    Não existe surpresa. Não existe falta de diálogo.

    A Prefeitura mostrou que houve reunião oficial, em fevereiro deste ano, com ATA registrada, onde se explicou claramente:

    • que a Unidade Carrossel seria absorvida pela rede municipal em 2026;

    • que a Prefeitura tem oito unidades na Vila Operária, todas aptas a receber as crianças;

    • que o planejamento seria seguido sem ruptura, sem improviso, sem deixar famílias no vácuo.

    A informação está documentada.

    A Prefeitura lembrou um ponto que muita gente ignora: se existe capacidade instalada na rede pública, o Município não pode renovar convênio para pagar por algo que ele mesmo já oferece.

    Fazer isso seria: ilegal; anti-econômico; contrário ao entendimento dos órgãos de controle; violar princípios básicos da administração pública. Convênio só existe quando o Município não consegue atender sozinho.E, neste caso, a rede consegue.

    Diante disso a Prefeitura deixa claro:

    • ninguém perde vaga;

    • ninguém fica sem escola;

    • todas as crianças da Carrossel serão absorvidas sem prejuízo;

    • as unidades de destino serão informadas no momento correto, com segurança e clareza.

    Ou seja: o atendimento está garantido. Não há cenário de caos, fechamento abrupto ou abandono de alunos, como algumas interpretações sugeriram.

    A POSTAGEM DA CÁRITAS GEROU CONFUSÃO DESNECESSÁRIA

    O primeiro comunicado da Cáritas falava em “aguardar posicionamento”, como se não houvesse nada definido. Mas havia definição, sim. Com reunião, ata e planejamento. O segundo comunicado, tentando corrigir o primeiro, acabou reforçando a impressão de improviso.

    A Prefeitura, então, precisou esclarecer para evitar pânico entre os pais.

    Diante dos três comunicados, o que se vê é:

    • a Prefeitura seguiu o planejamento de 10 anos;

    • avisou a Cáritas com antecedência;

    • está dentro da lei;

    • tem capacidade comprovada;

    • e garantiu vagas a todas as crianças.

    A Prefeitura não rompeu parceria, não pegou ninguém de surpresa e não deixou famílias desamparadas.

    O Município apenas cumpriu um planejamento antigo, informado e previsto, fazendo exatamente o que a legislação exige: priorizar a rede pública quando ela tem condições. O resto foi barulho.

    Deixe seu comentário

    Siga o Marreta Urgente

    Latest Posts

    Informe Publicitário

    IPTU 2026 - PREF.RONDONÓPOLIS

    TRANSPORTE PÚBLICO-PREF. RONDONÓPOLIS

    domingo, maio 24, 2026

    BRASIL

    Carregando...