O Brasil alcançou a segunda posição no ranking mundial de juros reais, após o Comitê de Política Monetária (Copom) elevar a taxa Selic para 15% nesta quarta-feira (18). O levantamento, realizado pela MoneYou em parceria com a Levante Intelligence, é assinado pelo economista-chefe Jason Vieira e analisou os 40 principais mercados globais de renda fixa.
A decisão do Copom, que subiu os juros em 0,25 ponto percentual, reflete a preocupação com o avanço da inflação e a crescente instabilidade fiscal. O mercado estava dividido entre manter a taxa em 14,75% ou promover o aumento que acabou sendo confirmado.
Com esse reajuste, o juro real brasileiro, que é a taxa nominal descontada da inflação, chegou a impressionantes 9,53%. O país agora fica atrás apenas da Turquia, que lidera o ranking com 14,44%, e supera nações como Rússia (7,63%), Argentina (6,7%) e África do Sul (5,54%). A média dos países analisados está muito abaixo, em 1,67%.
Esse cenário reforça o peso das decisões econômicas adotadas pelo governo Lula, que vêm gerando crescente desconfiança nos mercados e aumentando os custos para empresas, investidores e cidadãos.



























