“PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR”: COMO  EVITAR UMA  TRAGÉDIA

“PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR”: COMO EVITAR UMA TRAGÉDIA

Um principio de incêndio tomou conta dos fundos do palco em uma casa de espetáculos em Cuiabá (MT), na madrugada deste domingo (9). Ninguém ficou ferido.

Com certeza a um projeto de prevenção de incêndio bem executado e o sinistro não virou uma tragédia como da boate Kiss, em Santa Maria, que foi notícia no mundo todo há pouco mais de quatro anos.

Quantos estabelecimentos iguais àquele funcionaram por anos e ainda funcionam sem a segurança necessária?

A importância para as exigências da legislação no que diz respeito a combate a incêndios nas empresas. Um bom projeto para a prevenção de incêndio deve agregar cada detalhe, como, por exemplo, as interferências com outros sistemas, o risco envolvido no ambiente, a quantidade de trocas de ar/hora do sistema de ar condicionado (HVAC) e classificação da área.

A reportagem do Marreta Urgente conversou com Claudio Hessel, Engenheiro em Segurança do Trabalho, e professor-mestre na área de equipamentos e máquinas, diretor da ‘Work Safety’ sobre o assunto.

“Com certeza o incêndio começa pequeno, a menos que seja oriundo de uma explosão. Por isso, uma equipe capacitada e bem treinada, pode fazer a diferença em caso de sinistros envolvendo fogo, evitando tragédias e prejuízos”.

A ‘Work Safety’, empresa certificada e credenciada junto ao Corpo de Bombeiros/MT (049/2014), conforme exigência da NBR-14.276/2006, para ministrar cursos e treinamentos de brigadistas na região Sul.

Além dos cursos de formação de brigadistas, a Work Safety realiza projetos técnicos, instala rede de hidrantes, sistemas de alarme contra incêndios, dá manutenção preventiva e reparadora nos equipamentos.

E fornece a A.R.T. – Anotação de Responsabilidade Técnica, que comprova a regularidade dos equipamentos contra incêndio da empresa, junto aos organismos de controle, como Corpo de Bombeiros.

E muito importante que todos os proprietários de empresas e comerciantes saibam que para obter, alvará de funcionamento da prefeitura municipal pela legislação vigente é necessário o Alvará de Prevenção de Segurança Contra Incêndio e Pânico- APCIP, um documento expedido pelos Bombeiros que atesta que a edificação, tem um projeto de medidas de segurança contra incêndio e pânico aprovado.

“Prevenir é melhor que remediar”. Esse dito popular ajudaria a resolver muitos problemas relacionados à prevenção de incêndio se fosse posto em prática. E preciso sair do discurso em nosso dia a dia.

Infelizmente, ainda há um longo caminho para que a situação dos empreendimentos em solo nacional melhore, pois nosso país ainda “engatinha” neste assunto.

Dois fatores são fundamentais para essa mudança: a cultura do descrédito em relação à prevenção e a procura por empresas que prestem um serviço com capacidade e compromisso com o alto padrão dos sistemas de segurança.

 

 

 

 

 

Redação

Talvez você também goste

Notícias

Mistério: Tubarão devora uma vaca em alto mar

Tubarão é visto comendo vaca no meio de oceano Banquete inusitado para um tubarão | Reprodução/YouTube(News Earth) Para os que acham já ter visto de tudo, um vídeo que deve

Destaques

Baiano que nasceu com cabeça para trás lança livro com história de vida

O baiano Claudio Vieira de Oliveira, 40 anos, que nasceu com as pernas atrofiadas, os braços colados no peitoral e a cabeça virada para trás, em decorrência de uma doença

Mato Grosso

SIMULADOR VEICULAR CHAMOU A ATENÇÃO DE QUEM FOI AO MUTIRÃO DA JUSTIÇA COMUNITÁRIA

A novidade trazida pelo chefe da 2ª CIRETRAN de Rondonópolis, Rogério Borges Cardoso no Mutirão da Justiça Comunitária, em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis chamou atenção de todos que