IPÊ É REPLANTADO NA PRAÇA BRASIL

IPÊ É REPLANTADO NA PRAÇA BRASIL

Transplante Mobiliza Secretaria De Meio Ambiente

 

Foto do Ipê que foi derrubado por vendaval em março -2017

Um ato simbólico, esperado pela população, pioneiros e ambientalistas foi concretizado na manhã desta sexta-feira (28) na Praça Brasil em Rondonópolis. O replantio de uma árvore da mesma espécie, Ipê , que foi derrubada por um temporal no dia 10 de março, exigiu certa estrutura de máquinas e mobilizou Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Militar Ambiental.

Não foi apenas uma muda plantada como era o projeto inicial, e sim um vegetal já com cerca de 13 anos de idade que foi transplantado. Para tal feitio, foram três meses de cuidados onde houve corte de raízes, aguardo da cicatrização e após nova brotação, o plantio final.

Considerado uma das sete maravilhas da cidade, a árvore era cartão postal durante florada. Quando houve a queda, diversas homenagens, lamentações e até registro da imprensa foram feitos devido tamanha significância.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Copetti, o fim dessa história não poderia ser diferente. Ele explica que quando houve a queda, várias entidades começaram a procurar a Pasta, para que o replantio acontecesse, porém, a expectativa era de apenas uma pequena muda.

“No início esperávamos o plantio de uma muda, mas um profissional na área de paisagismo procurou o município para fazer a doação de uma árvore já madura e a partir daí o prefeito Zé Carlos do Pátio autorizou a doação. Começamos então a parceria público privada que hoje foi finalizada com esse belo momento, repondo um símbolo histórico para a cidade”, comemora o secretário.

Cláudio Ferreira que doou o Ipê informou que mesmo tendo em torno de 13 anos, a árvore não floriu ainda, mas ele instiga a todos os rondonopolitanos, e afirma que em breve podem ter surpresas.

“Possivelmente neste ano o Ipê pode florir por conta do stress, que houve com o transplante. Como cortamos parcialmente a raiz, ela pode florar. Não dá para ser preciso, mas é uma hipótese a se considerar”, prevê Cláudio.

O rotariano Nilson Rachid não hesitou em participar do momento, pois para ele o Ipê era uma alegria. Para ele, a administração foi muito feliz com o replantio da mesma espécie. Agora ele aguardará a próxima florada.

“Esperaremos uma florida tão linda quanto a da árvore anterior para embelezar ainda mais a nossa cidade. Fiz questão de estar aqui em nome do Rotary que também solicitou esse ato que hoje para nós traz orgulho e engrandecimento”, diz Nilson.

Já para Crisóstemo Franco, gratidão é a palavra que define a chegada de um novo Ipê. O pioneiro emocionado conta que viu as árvores da praça serem plantadas e que a atitude de hoje é uma forma de manter as raízes históricas de Rondonópolis.

“Em nome dos pioneiros só posso agradecer esse momento. Assistimos à chegada do antigo Ipê que caiu, mas hoje a secretaria nos conforta por estar recuperando esse símbolo”, declara.

Talvez você também goste

Mato Grosso

ESTUDE PARA SABER,REZE PARA VOLTAR!

O estudante João Matheus Cardoso Pinto e sua namorada foram assaltados ontem à noite por volta das 21hs em frente a UNIC da Rua Floriano Peixoto, quando dois indivíduos em

Destaques

Motorista perde controle do carro, invade casa e derruba muro.

Com impacto, o carro quebrou muro e invadiu a casa. Um motorista perdeu o controle do carro e atingiu uma casa no bairro Coophalis. Rondonópolis – MT, na madrugada deste

Destaques

ROGÉRIO E MARILDES TEM DIREITO DE RESPOSTA CONCEDIDO

A Coligação “Rondonópolis Merece Mais teve pedido de direito de resposta acolhido pela Justiça eleitoral que concedeu cinco minutos a Rogério Salles (PSDB) e Marildes Ferreira (PSD), MTTV – a