Forte terremoto atinge a Nova Zelândia e gera alerta de tsunami

Forte terremoto atinge a Nova Zelândia e gera alerta de tsunami

Tremor teve magnitude 7,8, diz agência dos EUA; Moradores relatam danos.

Tsunami foi gerado e chegou à costa leste da Ilha do Sul, afirma Defesa Civil.

Um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Nova Zelândia neste domingo (13), segundo o USGS (Serviço Geológico dos EUA).

A Defesa Civil neozelandesa emitiu, pelo Twitter, um alerta de tsunami (formação de ondas gigantes com potencial destrutivo) para toda a costa leste do país, incluindo a capital Wellington, a cidade de Christchurch e as ilhas de Chatham.

O órgão afirmou que um primeiro tsunami de 2 metros foi gerado e chegou à costa leste da Ilha do Sul. A orientação é que moradores das principais áreas afetadas se movam para longe das praias e regiões mais altas. A atividade das ondas poderá durar várias horas, segundo a Defesa Civil.

O terremoto ocorreu às 23h02 do horário local (9h02 no horário brasileiro de verão). O tremor ocorreu a uma profundidade de 10 km e próximo à cidade de Amberley e foi seguido de diversos abalos secundários de menor intensidade, o maior deles de magnitude 6,2.

O USGS divulgou inicialmente a magnitude de 7,4 para o tremor, elevando em seguida a estimativa para 7,8.

Moradores relatam que casas desabaram na cidade de Cheviot, onde o tremor foi sentido com força. Uma ponte ferroviária próximo ao Wellington Stadium caiu, segundo uma jornalista neozelandesa. O local não é uma área pública.

O primeiro-ministro do país, John Key, disse que a Defesa Civil está monitorando os impactos do tremor.

new_zealand_earthquak_fran

Janela quebrada é vista em Tory Street depois da evacuação de um prédio em Wellington após o terremoto (Foto: Ross Setford / SNPA via AP)

Christchurch

O aeroporto de Christchurch, a 90 km do epicentro do terremoto, está parado, segundo relatos de moradores. A cidade é a maior da Ilha do Sul e foi palco de um tremor de magnitude 6,3 que causou 185 mortes em fevereiro de 2011.

Tremores constantes

A Nova Zelândia está situada na falha entre as placas tectônicas do Pacífico e Oceania e registra cerca de 14 mil terremotos a cada ano, dos quais entre 100 e 150 têm a suficiente potência para ser percebidos.

 

 

o globo

 

Talvez você também goste

Notícias

Pedro Augusto Araújo o Suplente de “5 milhões de reais”

Pedro Augusto Araújo, irmão do Prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio passou seus últimos dias em Cuiabá mais precisamente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso onde estava sendo votada

RONDONÓPOLIS

EMPRESÁRIO INOVA EM HORÁRIO DE ATENDIMENTO E CLIENTES APROVAM A IDÉIA

O empresário Pedro Cavalcante Brito “PEDRINHO” proprietário da Motocar Motos Pecas e Serviços localizada na Av. Bandeirantes, 1661 Centro – Rondonópolis/MT, ele entende que em tempos de crise como a

Mato Grosso

ACIR CONVIDA PARA REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

 O Secretário de Segurança Pública Rogers Elizandro Jarbas, estará em Rondonópolis no dia 02 de setembro (sexta feira) e participará de uma reunião com a comunidade, o convite foi feito